No início eram as trevas... hmmm... ok, nem tão no início assim, eram 4.096 times. Algumas semanas depois, restam 64 clubes na disputa da Copa do Brasil. Talvez, pela primeira vez na história do Sokker brasileiro, os oito times da Série A ainda estão na briga pelo troféu. Juntando-se a eles temos ainda 23 escretes da segunda divisão. A B.03, com apenas quatro times, é a que tem pior desempenho até aqui na Copa. 30 representantes da Série C e três bravos clubes da Série D completam os postulantes ao prêmio de R$ 1 milhão, ao troféu e à glória eterna, já que não se faz nada com um mísero milhãozinho e o troféu é de posse transitória, com uma cópia impressa ficando imortalizada no histórico do clube.É na sétima semana da competição que o caldo começa a engrossar e os confrontos equilibrados se tornam uma constante. Temos, na próxima rodada, dois embates entre times da Série B e outros dois entre equipes da Série C. Meu aguerrido "onze" recebe o bravo Suçuarana, num jogo onde medem forças o líder da B.03 (não me perguntem como cheguei até aqui nessa situação) e o sexto colocado da B.01. Outro time da B.01, o Niteroense (que amarga a vice-lanterna), encara o Cavalar, quinto colocado da B.04. Pato Donald (C.01) e BOTAFOGO (C.16) fazem um dos duelos da terceira divisão. O outro é entre Limeira Team (C.01) e Roxxywall (C.08).
Com o afunilamento de um torneio eliminatório, o esperado é que o número de gols por jogo diminua, e a qualidade melhore, mesmo com muitas equipes não abrindo mão do treinamento e da liga e, por esse motivo, mantendo o time reserva em campo. Em contrapartida, as rendas extras e o patrocínio engordado pela participação na Copa pesam na decisão dos treinadores em abdicar da escalação do time principal na Liga. Outro fator que motiva a escalação do time principal na Copa, é óbvio, é o desejo de vencer a competição.
Em quem você, leitor, aposta para levantar o caneco da Copa? No Areia, que ganhou tudo o que disputou na última temporada, mas agora aparece apenas no meio da tabela da Série A? No Desterro, presente nas duas últimas finais (um título e um vice) e que é o atual líder do Campeonato Brasileiro? Na Travessa, do Leogar (tá, tudo bem, ninguém aposta nele... desculpem-me)? Ou será que alguém vindo das profundezas das séries C e D surpreenderão a "elite"? Eu, particularmente, acredito que o Desterro tem grandes chances, apesar do discurso "mimimizado" do miranda, que só escala reservas na Copa (é óbvio que os reservas do Desterro são melhores que a maioria dos titulares do país).
Autor: pdt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário