sábado, 13 de setembro de 2008

Entrevista - Miranda

O entrevistado de hoje além de ter conquistado a Copa do Brasil em duas oportunidades, acaba de sagrar-se Campeão do Campeonato Braileiro. Abaixo segue a entrevista realizada com o técnico Miranda, do Desterro Clube.
Espero que gostem desta entrevista.
(Blog do Sokker) Nome?
(Miranda) Aor Miranda
(BS) Idade?
(M) 42
(BS) Profissão?
(M) Ninguém acreditaria mesmo...
(BS) Clube do Coração?
(M) Sport Club Internacional
(BS) Como descobriu o Sokker?
(M) Em um forum genérico do hattrick, quando eu ainda jogava esse jogo de banco imobiliário...
(BS) Quanto tempo dedica ao Sokker por dia?
(M) Por dia, menos de 1 h. Final de semana, um pouco mais...
(BS) De onde surgiu o nome "Desterro Clube"?
(M) Já era o nome do time lá no hattrick, e em outros managers (trophy manager, freekick, rugbymania, etc...). Botar o nome do Inter seria muito comum e acho que não teria muita graça para mim. Na época, no hattrick, já tinha um Florianópolis. Logo, a escolha foi pelo antigo nome da cidade aonde moro atualmente. Também tem algo relativo ao fato de que não nasci aqui, mas em Porto Alegre. Sei lá o que mais, mas achei divertido o nome também... :)
(BS) Qual o segredo para vencer o Campeonato Brasileiro?
(M) Nessa temporada, os demais times da A resolveram privilegiar a Copa do Brasil e como estava treinando técnica, abandonei a Copa. Assim, ficou menos difícil ganhar o caneco! Mas de uma maneira geral, o segredo não é mistério para ninguém, é ter não apenas um time, mas um grupo de jogadores, pois ao longo da temporada a forma dos jogadores, suspensões e lesões atrapalham uma barbaridade.Quando caí da A, tive uma temporada cheia de lesões e expulsões (na época ainda não haviam as substituições condicionais), hoje a sorte influi um pouco menos quanto a isso, embora afete muito outras partes do jogo.
(BS) Costuma assistir os jogos do Desterro ao vivo ou entra após os jogos e olha os resultados?
(M) Dificilmente consigo ver os jogos ao vivo, por causa do horário, seja na quarta-feira, seja no domingo. Nas quartas, trabalho, no domingo, futebol ao vivo... :)
(BS) O que tornou o Desterro um Clube tão vitorioso?
(M) Treino, muito treino. Por muito tempo, praticamente nos mesmos jogadores. Deixando cada um o mais completo possível. São 10 temporadas de treino, com investimento pesado, comprando poucos jogadores que, ainda assim, são melhorados no clube. Muitos clubes tem jogadores melhores do que os meus, mas o meu grupo de jogadores, na média é um dos melhores.O grande problema vai ser a renovação do elenco. Já comecei um movimento neste sentido, mas é difícil desfazer-se de um Camilo, um Roma, um Adelino, um Rafael, um Tomasig....
(BS) O que é mais difícil, o Brasileirão ou a Copa do Brasil?
(M) O Brasileirão é constância, a Copa do Brasil é oportunidade. Se não for constante no Brasileirão, vira cavalo paraguaio. Na Copa, você deve saber a hora certa de colocar os titulares em campo ou ter a oportunidade de tirar o pé do acelerador na Liga ou no treino. Sem isso você não ganha a Copa.Da forma como levo o time, com foco no treino, o mais difícil, para mim, é ganhar a Copa, apesar de ter ganho 2 vezes. Só consegui a 2ª vez porque a B.03 estava tranquila e meus reservas seguraram o rojão. :)
(BS) Costuma priorizar uma das competições ou sempre tenta vencer as duas?
(M) Estando no topo e treinando jovens, só priorizando uma das competições. O zaldo conseguiu ganhar as duas, mas como dizia o ajfa85, o time dele era a seleção do retiro dos artistas. :) Bem que eu gostaria de conseguir isso também, mas é muito difícil, talvez no final de um treino de atacantes ou de goleiros...
(BS) O que difere o Desterro dos demais Clubes?
(M) Nada. Nem precisa ser tão antigo no jogo como sou (mais de 3 anos) para ter time semelhante.
(BS) O que o Desterro treina atualmente?
(M) Sempre treinei jogadores de meio de campo. Para isso, só não treino a habilidade goleiro, apesar de ter um goleiro jogando na meia de vez em quando... :)Nessa temporada, treinei técnica a maior parte do tempo. Nas próximas duas temporadas, será agilidade. Vou melhorar um pouco meu goleiro (conforme acertei com a seleção dele) e continuar o treino dos jogadores que estão na seleção brasileira.
(BS) Investe nos juniores? Em caso afirmativo tem algum "monstrinho" que logo subirá aos profissionais?
(M) Sempre procurei investir o máximo nos juniores. E treinar eu mesmo os bons que saem dali. Em um futuro próximo, não há grande coisa, pois no meio dessa temporada saiu um sobrenatural, o Rubio Caovila. Ele será o jogador a ser treinado. Hoje, o projeto é fazer dele um atacante lateral triplo lendário, pois ele veio sem defesa. Mas não sei se vou resisitir a continuar treinando meias e fazer dele um meia ofensivo.
(BS) Tem algum conselho para aqueles usuários que estão começando agora no Sokker?
(M) O que sempre digo é que devem treinar por muito tempo os mesmos jogadores, arrumando o treino aos poucos. O progresso é lento. Não tem receita de bolo. A diversão está em encontrar um meio termo entre melhorar o time, melhorar o treino e estruturar o clube.
(BS) E para aqueles que são veteranos, mas que ainda não conseguiram fazer seus times deslanchar?
(M) Continuem tentando.
(BS) Aproveitando a oportunidade, de onde surgiu a idéia de criar o tópico "Ranking Brasil"?
(M) Nada se cria, tudo se copia. :)
Eu vi um tópico igual, no forum internacional do sokker, e resolvi criar mais uma fonte para minha diversão. O tópico terminou ficando legal e resolvi mantê-lo, tendo já criado seus filhotes em razão do crescimento das divisões. Pareceu-me importante, principalmente na época em que o sokker não tinha quase nenhuma estatística, como guia de desempenho para todos e principalmente para mim.
(BS) Deseja dizer algo mais aos leitores do Blog?
(M) Continuem a fazer desse o mais divertido dos jogos e quando forem enfrentar o Desterro, por favor, aliviem... :)
OBS: Comentem galera.

4 comentários:

Milton Plinio disse...

O que eu percebi em Aor foi um exemplo a ser seguido... jogando o Sokker com moderação e tranquilidade. Eu vejo muitos usuarios desistindo do Sokker porque não consegue resultados ou por querer resultados com pouco tempo de jogo, tem que se tranquilidade e acima de tudo persistência para conseguir crescer dentro do jogo. Bela entrevista !!!

Anônimo disse...

Pô to curioso para saber a profissão do Miranda. Ele não revela... Foi a mesma coisa no extinto JSB.
Miranda eu acredito sim, pode contar. =P

Anônimo disse...

Um exemplo a ser seguido! Parabéns ao Miranda pela bela campanha...
Mas tbm to curioso qto a profissão...eu tbm acredito!!

Será que é testador de jogos em lançamento?? Ou provador de top models hehehe deve ser algo assim xD

Anônimo disse...

ele deve ser michê...hahahhhahaa
brincadeira , mas é sempre bom ler essas entrevistas , aprendo muito aqui...essa dica de treinar o maior tempo possivel um jogador eu achei boa.